-
Arquitetos: Atelier Daniel Florez
- Área: 370 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Maíra Acayaba, Juan Gomez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Gutter House é um projeto de duas casas de praia geminadas para dois amigos em Sagi, uma vila de pescadores no nordeste do Brasil, muito perto do ponto continental sul-americano mais próximo da Europa. Durante séculos, os navios do império português navegaram por essas águas balançadas pelos ventos alísios para negociar, pescar e construir cidades e assentamentos.
Curiosamente, os arquitetos anônimos que ergueram as catedrais barrocas daquelas cidades foram os construtores navais. Com seu conhecimento construtivo da madeira, transmitido por gerações, alcançaram grande fama e prestígio e ergueram as catedrais de cidades tão importantes quanto a vizinha Olinda, com seus cimbres de madeira coroados por majestosas cúpulas barrocas.
O projeto, muitos séculos depois, quer honrar poeticamente a memória daqueles arquitetos marinheiros e evocar a sensualidade e os mistérios do Oceano com a sua geometria silenciosa.
Assim, a casa insere-se na paisagem urbana de elegantes casas de azulejos, desenhando duas ondas anfíbias de madeira. Essas ondulações, ao mesmo tempo em que dialogam com as dunas da paisagem, despejam a água da cobertura em uma calha de concreto de 22m de comprimento revestida com cerâmica azul que conduz a água para irrigar os canteiros da fachada posterior, formando uma proteção para modo de jardim vertical voltado para o oeste.
Conceitualmente, a casa é construída como um navio invertido, com uma sucessão de elementos estruturais de madeira laminada (nervuras) fixados a uma calha de concreto visível no interior da casa.
O interior, abobadado por um manto de vigas curvas de madeira e bambu, evoca com grande sensualidade os interiores navais e, juntamente com os pilares esculpidos como mastros, as vigias, o pavimento em escamas de peixe e as cores oceânicas, procuram homenagear o ofício de aqueles arquitetos antigos e marinheiros heroicos. Com dupla fachada em ambas as frentes e cobertura dupla com acabamento em telha em forma de escamas de madeira, o projeto pretende inserir-se silenciosamente na paisagem com o mínimo impacto ecológico.